quarta-feira, 13 de maio de 2009

Comunicação e documentação

Guia de Acesso ao Secundário é publicado este ano pela primeira vez. Nele se reúne, de forma organizada, a informação sobre toda a oferta educativa e formativa no ensino secundário, tanto para jovens como para adultos. Trata-se de um instrumento fundamental de apoio à orientação escolar e profissional, possibilitando escolhas mais diversificadas, mais informadas e mais adequadas.
O Guia tem dois tipos de destinatários principais: por um lado, os jovens que estão a construir o seu percurso educativo e formativo; por outro, os adultos que procuram elevar os seus níveis de escolaridade e de qualificação profissional. É ainda útil para quem se vê confrontado com a necessidade de dar uma resposta informada a pedidos de orientação vocacional, e em particular a pais, professores e técnicos.
É assim disponibilizado um instrumento que facilitará a concretização de uma das principais medidas da iniciativa governamental Novas Oportunidades: generalizar o secundário, transformando-o em patamar mínimo de qualificação dos portugueses. Essa generalização passa por duplicar a oferta em cursos técnicos e profissionais, multiplicando as alternativas de formação e ensino no secundário para além da preparação para o acesso à universidade. Passa também por disponibilizar ofertas flexíveis de educação e formação, adaptadas aos percursos de vida de cada um, para que mais adultos tenham a possibilidade de completar e alargar os seus níveis de qualificação. Mais variantes, mais oportunidades, implicam mais escolhas, para o que se torna necessário dispor de informação pormenorizada. Estamos certos de que este Guia responderá a essa necessidade.
O Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social A Ministra da Educação
José Vieira da Silva Maria de Lurdes Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário