quinta-feira, 14 de maio de 2009

JÚRI

Hoje, dia 14 de Maio do ano de 2009, estive presente a júri nas instalações do CNED.

O meu grupo foi composto por 6 candidatos a nível secundário e 1 candidato a nível básico.

Durante a sessão, e para não fugir à regra, eu e o colega João Santos estivemos sempre a falar e comentar as apresentações dos outros candidatos.

A nível pessoal, foi de facto mais uma experiência para juntar à minha vida. O grupo era tão composto que, quando reparei, era a única mulher e civil no grupo.

Gostei de facto de ouvir as experiências dos colegas, funcionários da marinha, sobre as suas comissões no estrangeiro, actividade em território português. Tendo sido variado os temas, desde os meios de comunicação, sistemas de recuperação e salvamento de embarcações e tripulantes.

Sobre o meu tema, que nada tinha haver com os restantes, foi bem aceite e existiu interesse por parte dos colegas, professores, convidados e júri.

Após a conclusão dos temas por parte dos candidatos fomos avaliados por parte dos presentes, onde podemos destacar as palavras do representante do Ministério da Educação:

"Sempre que venho a uma sessão de júri no CNED sinto que aprendo algo novo. Hoje é um desses dias, e após os temas aqui expostos e demonstrados, adquiri um "mestrado" ou "pós-graduação" nas áreas de salvamento, experiência em situações de guerra e a nível histórico da formação profissional. A todos desejo que continuem o vosso trabalho e se candidatem á próxima fase. Todos, sem excepção, poderão continuar a via académica, reúnem o que de bom podem apresentar e estão "frescos" com memoria presente das áreas desenvolvidas. Parabéns"

Outro comentário, do Senhor Comandante, e já na biblioteca:

"Reforço o que vos disse na sala, parabéns e sigam em frentes. Todos vocês são jovens com conhecimentos variados e enriquecedores. O ser critico e irreverente, irá vos ajudar no vosso futuro. Sem critica, posição e atitude não se consegue avançar e lutar pelos os nossos direitos e convicções. Novamente senhores e senhora, parabéns pelo vosso trabalho"

Agradeço às formadoras presentes os seus comentários, sendo que fiquei conhecida pela pessoa da Critica e da Irreverência, mas que sempre demonstrei as qualidades de pessoa justa e que melhorava, apesar da minha "refilice", os trabalhos propostos e correcções solicitadas.


Deixo aqui uma nota para a formadora Isabel:

Sempre que algo ou alguém nos tenta demover ou desmotivar no nosso trabalho, não nos iremos ou não poderemos esquecer, que são esses que mais tarde ou mais cedo caem em "desgraça". A vida tem de ser feita de coisas simples, nós por vezes temos tendência a complicar. Por vezes temos de dar o tal "murro" na mesa e gritar "BASTA!", perder a postura, por vezes é o melhor que qualquer sere humano pode fazer. Penso que entende estas palavras e sabe ao que me refiro.


Finalizando mais este acto na minha vida, o que de facto foi o meu objectivo, aqui vai abreviado:

"Para os devidos efeitos, declara-se que Laura........., portadora do Bilhete de Identidade n.º......., emitido pelo Arquivo de Identificação Lisboa, em ...., realizou o processo RVCC, no CNED, obtendo com sucesso a certificação do Nível Secundário.

Esta declaração é válida, até à emissão do Certificado.

Por ser verdade, e por nos ter sido pedido, passa-se a presente declaração que vai assinada e autenticada com o selo branco do Centro Naval do Ensino a Distância."

Aos próximos candidatos, aqui ficam algumas palavras que terão de vos acompanhar no decorrer do processo:

atitude

força de vontade

persistencia

audácia

coragem

critica

afirmação e assertividade

companheirismo

respeito mutuo

e acima de tudo paciência neste período que poderá ser de 6 meses a 3 anos, dependendo da força de vontade e disponibilidade cada um de vós

Sem comentários:

Enviar um comentário