sexta-feira, 8 de maio de 2009

“A Formação Profissional em Portugal: Trabalho proposto a Júri”

Tendo frequentado os seguintes tipos de ensino: oficial (1º ao 2º ano do ciclo preparatório), ensino comercial e industrial (7º ao 11º), formação profissional – aprendizagem (repetição 7º ao 9º ano), admissão hadoc à faculdade, formação modelar, formação de formadores e actualmente RVCC. Achei que deveria apresentar uma síntese sobre a formação comercial/industrial, e o contributo da mesma para a actual formação profissional.
Após leitura e pesquisa, fiquei muito mais esclarecida do aparecimento/implementação da mesma em Portugal, descobrindo um leque de informações, que achava eu estar informada sobre as mesmas.

Julgava eu, e até por maioria dos documentos sobre a formação estarem em língua Francesa, que esta actividade tinha surgido em França. Fiquei mais informada, pois a formação profissional foi a fusão do ensino Industrial Francês com o ensino Comercial Inglês.

Actualmente, e também por causa da evolução tecnológica, o nosso ensino designado por “formação profissional”, encaixa no sistema de 1840 com o ensino Inglês.
O motivo da documentação estar em francês, devesse ao facto que, os melhores formadores estavam situados em França e Suíça, sendo esta a língua escrita e falada por ambos os países na época em questão.

Os módulos da OIT, foram traduzidos em língua portuguesa por meados dos anos 80, por um grupo contratado pelo IEFP, exclusivamente com essa finalidade.

Os módulos OIT, são os livros de apoio às instituições e particulares, que optam por esta área, na concepção e concretização das acções, plano de actividades, plano curricular e avaliação da formação.














































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