segunda-feira, 27 de abril de 2009

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS

Transformações e Evoluções Técnicas


Não sou muito virada para as evoluções e transformações apesar de as achar bastante importantes para o nosso dia a dia.
Lembro-me do meu telemóvel, que para o carregar tinha de retirar a bateria e colocá-la numa espécie de estrado que ligava à corrente para o fornecimento de energia/carga, coisa que hoje não faço, ou seja, acabou a bateria e liga-se à corrente.
A evolução do telemóvel foi notória, os primeiros, pelo o que me recordo, somente davam para efectuar e receber chamadas, as suas baterias duravam cerca de 8 horas, o peso rondava os 100/150 gramas, consoante marca, isto no ano de 1991/2.

Os telémoveis tinham um aspecto semelhantes a este produto

Depois em 1997, surge um telemóvel (Motorola), que já tinha voicemail, jogos e o carregamento da bateria já poderia ser feito sem a necessidade de retirar a mesma do telemóvel. No ano de 1999 compro um telemóvel em que a antena já não era do sistema "estica/encolhe". Já tinha sistema de mensagem escrita, jogos, calendário e despertador, o peso já rondava as 50 gramas.

Em 2002, o telemóvel, sofre novamente outra inovação, o I9-rede TMN, o acesso à Internet, rádio, MP3, máquina fotográfica, gravação vídeo, e MSM, ficam disponíveis em telemóveis de marca conceituada, Nokia e Motorola. Também a este passo e com a competitividade de mercado, o telemóvel começa a baixar o seu preço de venda ao publico, podendo adquirir um telemóvel no valor de 50€ a 100€, já com alguns destes sistemas introduzidos.
O acesso através da rede móvel nos telemóveis, vem facilitar aqueles que não conseguem viver sem a divulgação. Tal como o PC, é possível navegar no telemóvel, desde que este suporte a instalação do browser, ainda as próprias operadores oferecem/dispõem de um numero de marcação rápida, onde se pode consultar: restaurantes e farmácias por proximidade, condições do tempo e transito, entre outras.
As SMS, vieram substituir a chamada telefónica, a sua utilização, e segundo sondagens efectuadas pelas operadoras, ´+e superior à chamada voz. Claro que o que dificulta esta via de comunicação é o numero limitado de caracteres por mensagem. Neste caso é regular a utilização de abreviaturas ou substituição de letras por letra com o mesmo som fonético, como por exemplo:
  • chá=xà chave=xave obrigado=ogado quando=kando
  • que=ke finalmente=final/te logo no café=lg café
A rápida compreensão e interpretação da mensagem por parte do receptor, é que segundo um estudo efectuado por técnicos desta área (língua), basta estar a 1ª letra e a ultima em ordem correcta para que se entenda a frase ou texto:


Eu gosto de ver um bom filme de ficção cientifica
Eu gto de vr 1 b8m flm de fxão cinetfica

Por volta de 2004, surge também o sistema GRP, maneira de localizar o dispositivo (em Portugal, acho que a fase experimental ainda está a funcionar).

As operadoras conhecidas no nosso país, estão dispostas pela TMN (pertence ao grupo e rede da PTComunicações), Vodafone (esta está englobada à Yorn), Optimus (grupo Sonae) e Phonix (divulgação da operadora do grupo CTT).

Vivendo num país de consumistas, a qual me considero uma, o telemóvel, tal como o computador, são produtos que consoante o modelo e capacidade, dão status a pessoas numa sociedade "fechada". Para os profissionais que necessitam das novas tecnologias, esta foi uma evolução positiva, uma vez que em deslocações ao estrangeiro, é sempre mais fácil localizar uma pessoa ligando para o Telemóvel do que ligar para o Hotel, também facilita a transferência de dados, digamos que a distância ficou mais curta.
A nível particular é um meio de comunicação entre as pessoas mais "próximas". Como referi sou consumidora, tenho 2 telemóveis, um da rede 96 e outro da rede 91, sendo que o 96 utilizo para trabalho e 91 para assuntos particulares ou familiares. Também a minha filha têm um telemóvel, o qual a finalidade é para o uso em caso de urgência, mas noto que a escolha do equipamento (o dela é quase topo de gama), foi quase na base do mais "à frente) e para ser aceite no núcleo dos "amigos" da escola.
Com isto, posso deste modo finalizar que a nível social o telemóvel, quanto mais configurações e programas tiver, é um meio da pessoa ser aceite num certo circulo social. a nível profissional é mais uma ferramenta de trabalho.
No campo ambiental, podemos dizer que se perdeu, não sendo grande conhecedora das leis aplicadas à física e química, mas a criação de torres de antenas, as radiações enviadas por estas e pelos próprios telemóveis, foi um dos pontos negativos, assim como o lançamento de satélites artificias para o espaço a fim de poder haver um emissor e receptor, contribuindo no lançamento destes para o aumento do buraco da camada de ozono.
Como já referi, acho um factor positivo, mas como todas as outras coisas, tem o seu lado negativo, veja o que me serve a transformação de REDE quando de um momento para o outro o meu trabalho se pode perder. Existe um backup, sim existe, mas cada um de nós tem uma parte quando o trabalho é feito em grupo, e se este se perde em REDE é novamente um trabalho novo.
A evolução é importante, tanto a nível social como profissional, mas de que nos servirá essas evoluções quando não estamos preparados para a mesma ou quando a informação sobre os mesmos é limitada e restringida a um só grupo "monetário". Ou seja, um grupo desfavorecido a nível económico terá maior dificuldade ao acesso das tecnologias, bem como informação/formação sobre a utilização da mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário