segunda-feira, 27 de abril de 2009

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS

Utilizadores, Consumidores e Reclamações

Apesar de ser empregada do estado, o meu vencimento é um pouco abaixo do valor médio do orçamento, o que no final de cada mês vejo reflectido no meu recibo de vencimento. Então, ao contrario da maioria das pessoas, acabo por adquirir linha branca em quase todos os equipamentos, sejam estes electrónicos ou eléctricos. Tento sempre informar-me das condições de instalação, prazos de entrega e validade dos mesmos. Situação que tento ensinar à minha filha e colegas.
Por vezes um equipamento de linha branca é tão bom como da marca Y. Reconheço que por vezes esta situação me trás alguns incovinientes, lojas que fecham, representantes que não existem, entre outras coisas, mas como costumo ser cuidadosa posso dizer que até hoje tenho tido muita sorte na minha opção.
Sei no entanto o que necessito para proceder a uma reclamação, necessito de ter factura/recibo devidamente autenticada e em certos casos ter o cartão de garantia do produto.
Após adquirir um produto, verifico no espaço de 24 horas se o mesmo está a funcionar nas devidas condições, caso o mesmo esteja com anomalia, levo o produto è loja ou superfície comercial onde o comprei, explico ao técnico de atendimento o problema, e geralmente acabam sempre por substituir o mesmo. Caso já não exista o produto, escolho outro com valor aproximado ou solicito a reembolso do valor.
Nunca necessitei de recorrer a instituições de defesa ao consumidor (DECO e outras), mas caso fosse necessário tentaria a DECO, uma vez que a mesma tenta encontrar alternativas possíveis a todos os problemas. Para esse efeito, enviaria carta com aviso de recepção e registo para ter a certeza que a mesma chegaria ao destinatário. Durante o tempo de espera iria tentando entrar em contacto com a DECO e com o vendedor.
"In case of a bad function of the product I have to take the ticket and product, goo to the store that have made the sell, and explain the malfunction. For that I have to by certain what I`m going to say. Only time that ave happen, it whose in 1997, whit a kitchen-range (fogão de cozinha), and they change it.
Them i can accep an new product of the same valour our money. If the store don`t have a new one, they must replaced in 2 (two) days. If I don`t agree, the dill is of."
A nível profissional, a minha reclamação está ao "toque" dos dedos, ou seja tenho de informar via telefone ao serviço correspondente a avaria e esperar pela intervenção dos técnicos. Quando a avaria não pode ser resolvida pelo nosso sistema, preencho um PAU (Pedido de Aquisição Urgente) com os dados do produto, marca. modelo e numero de imobilizado e envio a nível superior para autorização do mesmo. Este depois passa para os serviços administrativos que procedem ao contacto das entidades representantes dos produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário