quarta-feira, 22 de abril de 2009

SAÚDE

Patologias e Prevenção
Patologia - Medicina ou parte da medicina que estuda as origens, sintomas e natureza das doenças (de pato+logia)..in Dicionário de Língua Portuguesa - Porto Editora 8ª edição
Como vivo uma vida sedentária e com prazos a cumprir a nível de trabalho, e até a nível familiar (hoje em dia tudo tem horas), acabo por ter alguns sintomas de stress, bem como ansiedade, o que mão me favorece o meu bem-estar físico e psicológico.
Todos estes factores ligados aos restantes, como o fumar, beber café, fazer alimentação desequilibrada (sandes e salgados são por vezes a única opção quando há prazos a cumprir), acabo por estar mais vuneravel e sujeita a infecções respiratórias, enxaqueca e outras, resultantes do stress ou sintomas ao mesmo.
O resultado desta minha "doença", acaba por se reflectir em casa, uma vez que acabo por descarregar o meu estado de ansiedade. Não descarrego na minha filha, mas acabo por falar sozinha, basta estar fora do sitio um simples papel, e lá estou eu a desatinar comigo própria. No serviço descarrego, tal como os restantes, no meu chefe. O chefe tem sempre culpa do mal do pessoal menor, e ele também faz o mesmo, portanto estamos quites.
Sobre a minha filha, e porque também os tempos são outros, noto que também ela se sente ansiosa. Este facto devesse ao horário escolar e às actividades no âmbito escolar. Resumindo, as disciplinas principais são: Língua Portuguesa, Estudo do Meio e Matemática, mas acabam por impor a musica, Expressões, Inglês, Desporto como meio de avaliação, quando estas são facultativas. No caso da minha filha, foi opção minha a inscrição, para que ela tivesse acompanhamento durante o período da tarde e para que ganhasse mais confiança nela própria. Mesmo assim e notando a sua aflição e ansiedade em certas alturas (principalmente quando das avaliações) ela consegue manter notas razoáveis (satisfaz e bom) a todas as disciplinas.
Uma maneira de nós as duas combater o stress é nas férias (Natal e Verão), vamos para fora e é mesmo para relaxar, dormir, comer e passear.
Ficamos livres de telemóveis, computadores e televisão.
Evito a medicação neste caso, stress, mesmo quando aconselhado pelo o médico, prefiro descarregar as minhas frustrações. Os medicamentos utilizados nestas patologias, têm duas coisas contra, provoca sono (a mim até uma aspirina) e o problema psicológico ou a origem do mesmo fica, não desaparece. Nesse sentido prefiro resolver a situação.
Por vezes o simples exercício de concentração é uma ajuda para que a nossa mente liberte as feromonas escondidas e liberto-me um pouco do obstáculo, ou simplesmente "desligo".

Sem comentários:

Enviar um comentário