quinta-feira, 23 de abril de 2009

SAÚDE

Riscos e Comportamentos Saudaveis

Com as novas legislações no âmbito da Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, a maioria das instituições, e desde que o numero de funcionarios justifique, têm postos de saúde e atendimento de medicina do trabalho.
No caso do IEFP, os funcionários além do apoio médico e de enfermagem, ainda estão sujeitos a exames especificos, e são avaliados na medicina de trabalho.
Na medicina do trabalho somos avaliados a nível fisico e psiquico, sujeitos a longas conversas (cerca de 2 horas) com o médico da area. É-nos pedido informações de como estamos "condicionados" nas instalações, tipo de equipamentos que utilizamos, ambiente de trabalho entre colegas e chefias. Depois desta análise e análise de exames clinicos, fica no nosso processo se temos condições necessárias para executarmos as tarefas atribuidas.

Sobre a sinalização de zonas de risco, também o IEFP, participa nesta iniciativa. O soalho existente nos nossos corredores, assim como escadas, não é o material mais aconselhado. Quando chove, estamos sujeitos a quedas, deste modo está sinalizado com sinalética de "Zona Escorregadia"
A nivel alimentar, o "nosso" bar e refeitório, é explorado por empresas que respondem a concurso público. Um dos requisitos destes cadernos de encargos é além da escolha de 2 pratos alternativos, o prato chamado de Dieta e Salada.
A complementar estas acções de Saúde e Prevenção, o serviço de Recursos Humanos e Casa de Pessoal, têm tentado manter o espaço de lazer, no qual está incluido o Yoga e Jiu-Jitsu (irá acabar porque o valor é elevado, e estamos em corte orçamental), dança do ventre, pintura entre outras.
Existe ainda o sistema das equipas de intervenção rápida, em caso de acidente ou de denuncia de alguma anomalia, que de algum modo prejudique a saúde do trabalhador, esta equipa faz o trabalho de "campo" a fim de auxiliar o lesado. Estas equipas têm formação especifica, fornecidas pelo SNB e ACT.

Sem comentários:

Enviar um comentário