segunda-feira, 20 de abril de 2009

URBANISMO E MOBILIDADE

Construção e Arquitectura

A minha "casa" têm mais de 3 séculos, palácio que foi sofrendo várias alterações com o passar dos anos.
A sua construção é de características básicas, mas muito evoluídas para a altura, em que surgem edifícios com mais de 2 pisos.
A composição do Palácio, é caracterizado pelo porte que esta apresentava da sua construção, numa zona onde a maioria das casas eram compostas por 1 ou 2 pisos, tendo ao seu redor 1 igreja e 2 conventos, com cemitérios e jardins evolventes.
Feito com paredes de pedra, areia, ferro (juntava as "ligas"), barro e madeira.
Na casa onde resido não existe qualquer indicação de planta da mesma, uma vez que esta faz ou melhor é um complemento do edifício.
No entanto, e por declaração o arrendamento é de área comercial e não habitacional.
Composta por 3 quartos, sala, cozinha, 1 casa de banho, duas dispensas e área de acesso restrito (só eu é que tenho passagem, os outros pisos terão de fazer entrada pela porta principal do edifício).
No interior as divisórias da casa são de paredes em pedra, excepto uma divisão em que é feito em madeira.
Quando os meus pais ficaram com a casa a mesma não tinha luz eléctrica nem agua e esgotos. Foi o meu pai (1962) que acabou por pedir o licenciamento e fazer as obras. Toda a rede eléctrica foi feita por ele, assim como os esgotos e canos.
Como são contratos antigos, a manutenção das paredes internas são feitas pelos moradores, ou seja, todos os anos, quem queira e possa, poderá efectuar pequenas obras de manutenção de paredes, tecto, chão, desde que não retire a traça original.
Periodicamente, somos visitados pelos gestores do prédio, a fim de verificarem as instalações e validar as reclamações dos moradores.
Como o meu pai faleceu no ano passado (2008), foi necessário proceder à actualização do arrendatário.
A Companhia de Seguros fica obrigada de 20 em 20 anos efectuar reparações (fendas de paredes mestras, chão em madeira corrida, portas de rua, janelas, paredes exteriores, telhados) para manutenção do edifício.
A nível de aquecimento da casa, posso dizer que no verão podemos aproveitar o sol, assim como no que diz respeito à luz natural. Já no inverno e como são paredes de pedra e areia facilmente as mesmas ficam com humidade tornando as casas frias, a luz tem de ser artificial. Estes pontos só acontecem nesta ala do prédio, uma vez que na fachada principal este tem luz natural o dia inteiro e durante todas as estações do ano desde que o clima permita.

Sem comentários:

Enviar um comentário