quarta-feira, 22 de abril de 2009

GESTÃO E ÉCONOMIA

Empresas, Organizações e Modelos de Gestão

No meu serviço, e porque é um dos que mais interage com instituições, organismos e particulares (formação), como local de referencia que é designado, tentamos manter um modelo de gestão e organização semelhante às pequenas empresas.
Como já referi, não temos autonomia financeira, passa tudo a nível superior, mas no entrentato e como estamos contemplados no Plano de Actividades elaborado anualmente, com os objectivos e gastos, posso dar um exemplo concreto do nosso circuito no que diz parte de organização de eventos.
Como é do conhecimento dos formadores e entidades ligadas à formação, existem produtos elaborados por entidades no âmbito do Programa POEFDS (Fundo Social Europeu), estes têm como finalidade facilitar e enriquecer o espólio documental do IEFP e da entidade concessor e auxiliar os formadores.
Cabe à Mediateca efectuar o "lançamento" desse produto, divulgando e promovendo um debate aberto entre autor e participantes.
Este processo inicia-se com a chegada às instalações dos projectos, depois dentro deles escolhemos 69 produtos, que irão a consideração superior na escola de 3. Neste enquadramento estão envolvidos 4 colaboradores (Director, Coodernador, Técnico Documental e Administrativo). Sobre nós recai o dever de escolher de forma imparcial qual o tema a abordar e como o vamos desenvolver.
O passo seguinte é a entrada em contacto (telefónico ou via endereço electrónico) com a entidade e autor do produto a fim de convidar para proceder à apresentação do mesmo. Com o autor marcamos a data e o programa do evento, o qual fazemos uma estimativa de 2 meses para a preparação e elaboração do evento, com o numero de participantes (média de 30 a 60 pessoas dependendo do espaço disponível).
Exemplo de lista com inscrições já feitas e confirmadas:

Com o Coordenador, Director e Administrativo, fazemos uma selecção de quais as entidades que poderão ter interesse na obtenção do produto ou que nelas se enquadre a adaptação nas acções de formação.
A parte administrativa engloba não só o contacto formal/convite (via oficio) como a elaboração do programa, aceitação das inscrições, esclarecimentos e contactos entre formadores e técnicos particulares.
Como estamos em recessão économica, os nossos encontros acabam por ser nas instalações da Mediateca ou nas salas de reuniões, no qual tentamos que as mesmas satisfaçam as necessidades dos participantes e as necessidades dos intervenientes. Estas prendessem ao facto do sistema de som e imagem (projecção/videograma), apoio administrativo durante o evento, ambiente (:temperatura da sala).
Como achamos que o mínimo que podemos oferecer é um breve coffe break, este é oferecido a título particular pelas chefias.
Aos participantes, é lhes facultado uma pasta com documentação de oferta e de referencia, na mesma é-lhes entregue uma ficha a qual pedimos que seja preenchida no final do evento, para podermos no futuro corrigir os nossos erros e elaborar iniciativas com temas que os mesmos gostariam de ver a ser desenvolvidos ou debatidos. Também é lhes entregue uma Declaração de Presença/Certificado de Participação, para justificação de faltas e ou anexar ao currículo ou validação do CAP.


"Rua de Xabregas, 52 – 1949-003 Lisboa
Pessoa Colectiva nº .................

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
CENTRO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE FORMADORES





Decreto Regulamentar nº 35/2002, de 23 de Abril




Certifica-se que AGUIAR FALCÃO DE CASTRO, natural de Sendim, nascido a 28/11/1961, nacionalidade Portuguesa, portador do documento de identificação nº 5818004 emitido pelo Serviço de Identificação Civil de Lisboa, em 28/06/1998, frequentou no dia 18 de Março de 2008, o seguinte Workshop:

Recursos Pedagógicos e Didácticos para Formadores em eLearning


com a duração total de 06 horas.

Lisboa, 18 de Março de 2008



A Directora do CNQF


(______________)





Certificado Nº 018/CNQF/2008
* Entidade acreditada pelo Instituto para a Inovação na Formação nos termos da Portaria nº 782/97, de 29 de Agosto






TIPO DE FORMAÇÃO: FORMAÇÃO CONTÍNUA
MODALIDADE DE FORMAÇÃO: FORMAÇÃO DE FORMADORES
ÁREA DE FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO-FORMAÇÃO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMADORES



ESTRUTURA CURRICULAR: 06 Horas


A actividade do CNQF/IEFP na área do eLearning

Portal E-Tutors

Os Referenciais de Formação Contínua de Formadores como instrumento fundamental na estruturação da oferta formativa

· Técnicas de Avaliação da Formação Profissional em eLearning

· Formação Pedagógica de eFormadores

· Gerir Formação a Distância e Gestão da Formação


Apresentação de Recursos Didácticos para eLearning

· Desenvolvimento de Recursos Didácticos para a Formação de Tutores de Formação em Contexto de Trabalho

· Mecatrónica – Concepção de conteúdos eLearning (Electrónica, Electropneumática, Electricidade, Qualidade Industrial,
TPM – Manutenção Electricidade, Autómatos Programáveis, Electrohidraulica, Segurança, Higiene e Saúde nos Locais de Trabalho).




OBSERVAÇÕES:"


No final de cada evento procedemos à elaboração gráfica dos resultados dos inquéritos e ainda ao relatório escrito dos mesmos. Estes são enviados às entidade e autores convidados para que tomem conhecimento do seu trabalho, e do nosso, assim como juntamente segue oficio a agradecer a colaboração na iniciativa, pois os oradores são voluntários.



Sem comentários:

Enviar um comentário