segunda-feira, 20 de abril de 2009

TIC

Redes e Tecnologias


A utilização da Internet é diário e constante, seja para trabalho ou para simplesmente "navegar" um pouco em busca de novidade. É cada vez maior o numero de pessoas que utilizam a Internet, seja para efectuar compras ou simplesmente para poder teclar no ciberespaço com um amigo que se encontra longe, ou que no local de trabalho não pode falar por estar a ser observado.

Também através da Internet é frequente existir aplicações que poderão auxiliar pessoas que trabalham no ramo das artes. Seja pintura ou outros. Certas aplicações poderão prestar auxilio na procura de uma palete de cor especifica, ou poderão fazer uma maqueta em 3D, e ainda procura do sitio físico para a concepção do trabalho e posteriormente exposição. Podemos ainda juntar a divulgação num blog a solicitar financiamento para o artista em questão. Ainda efectuar exposições on-line dos seus trabalhos. Conforme já referido na pagina 37 deste, existe alguns sites onde se pode visitar a nível virtual este tipo de "museus".

Mas temos de ter em conta a utilização pouco segura, tanto por parte de adultos como por parte das crianças, temos de impor a nós próprios alguma privacidade e às crianças alertar para os riscos dos "amigos" online.

Pessoalmente, não adiciono ninguém sem o conhecer pessoalmente, ou se adiciono é porque é amigo de um amigo ou de um colega, não faço compras online, não faço declarações online, o único movimento que faço, é o bancário e conheço e respeito as regras atribuídas para a utilização do mesmo, fornecidas pelo banco.

Com a minha filha imponho as regras de segurança, desde filtragem a activação de segurança familiar, ou seja, sempre que surge um "amigo" novo para adicionar, ela não o pode fazer sem uma password imposta pela segurança familiar, que ela não tema cesso e que mudo semanalmente.

Passa por mim a selecção dos amigos com quem tecla, é como os sites com jogos, estão filtrados todos que possam ter conexão sexual ou máxima violência. Ao entrar no site, automaticamente a pagina fecha. Como aprendeu o significado, já sabe que não pode utilizar esse ou outros ao qual o sistema de segurança esteja implementado. Este sistema que tenho foi adicionado com anti vírus do AVAST, tendo vários sistemas de alarme, basta a pessoa optar pelo que deseja impor, só o anti vírus simples ou o pack completo, ainda podemos adicionar do próprio software do PC e activar a segurança familiar associando um ao outro.


Sabendo da existência de "piratas" no "mundo virtual", talvez a fiabilidade dos sites e dos IP`s não sejam por esse motivo, um dos mais seguros para a utilização e divulgação de informação.

Ouvimos que em certos países o sistema informático de banco de dados estatais foram corrompidos ou violados. Não basta só existir uma firewall ou um bom anti vírus, terá também de ser imposto um sistema personalizado de segurança a nível de pessoal para que os acres sejam identificados e eliminados, evitando que estes acedam a ficheiros importantes.

No nosso PC de casa também é possível aceder aos ficheiros do vizinho. Como? Fácil, basta que este tenha uma Internet instalada sem sistema de bloqueio e segurança, quando utilizamos a sua rede IP, podemos alem de acrescentar a "pirataria" da net, como dizer que quer fazer partilha das pastas, deste modo poderemos aceder aos documentos do vizinho e vice versa.

Sendo fácil o acesso também a pirataria por parte de qualquer pessoa, também busco motores de cópia "ilegal" ou "legal" de musica e filmes, utilizando o emulinha, pois por ser sem encargos do programa e com uma rapidez satisfatória, uma vez que se encontra espalhado no ciber universo vários servidores.




Sem comentários:

Enviar um comentário