segunda-feira, 20 de abril de 2009

TIC

Micro e Macro electrónica

"Babilónia era a mais importante fonte de informação e documentação, a sua tecnologia era da mais precisa. Quem consultava o vasto arquivo e biblioteca do Palácio, saberia que num ápice iria encontrar o documento que procurava ou o manuscrito que desejava consultar. A esse juntava-se a eficiência do poder da Base de Dados, a mais complexa até hoje documentada"...in "Curso TIC, INAE"
O meu curso de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Escritório, datado de 2004, dos módulos que forma introduzidos (sistema operativo, excell, word, acesss, power point) o que mais domino é o Word, uma vez que é a ferramenta normal de um dia de trabalho.
O curso foi de iniciativa minha, quando achei que deveria de ter um ponto de referencia a até "académico" sobre as minhas pesquisas de auto formação/didáctica.
Em 2007, fiz os módulos Introdução à Informática e Utilização do Computador e Gestão de Ficheiros no sistema ECDL, por uma questão de validação da competência anterior, e porque também me voluntariei numa de propaganda do sistema dentro do meu local de trabalho.
No ano de 2008, MS PowerPoint 2003, formação proposta pela Formação Interna aos trabalhadores, no qual este modulo foi ministrado a formadores.
A importância das TIC, vão de encontro à exigência dos postos de trabalho, sendo que no futuro, qualquer pessoa que trabalhe com um determinado programa terá de ter a competência comprovada pela ECDL.
Como é importante o domínio destas ferramentas, as mesmas acabam por ser consideradas um cartão de entrada de cada entidade que as tem/utiliza. Como já referi, a Mediateca dispõem de um sistema de Introdução e Catalogação de Documentos, tendo os funcionários frequentado o curso do sistema Horizon para poder manejar o programa. Com o conhecimento especifico deste software e o domínio das ferramentas, é através deste que a Mediateca pode dar a conhecer parte do trabalho desenvolvido por este serviço. Este é o "nosso cartão de visita" para o exterior. Com o programa utilizado, e como se encontra distribuído em REDE com outras instituições, podemos efectuar a nível do Continente e Ilhas a busca de informação para o apoio à formação, ao ensino e trabalho de pesquisa a nível universitário. Nesta base que se localiza por http://opac.iefp.pt, poderá se encontrar monografias, analíticos, videogramas. Este link ainda poderá ser reenviado para o CRCVirtual, onde se encontram disponíveis dados em formato digital, que podem ser descarregados gratuitamente, assim como pequenos vídeos.
Este é um pequeno exemplo, dentro de muitos que poderemos encontrar em várias instituições, este tipo de evolução veio permitir que houvesse uma difusão e partilha dos conhecimentos, bem como rentabilizar o trabalho desenvolvido pelos técnicos profissionais de bibliografia e técnicos bibliográficos, reforçando a importância da utilização das TIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário