segunda-feira, 27 de abril de 2009

EQUIPAMENTOS E SISTEMAS TÉCNICOS

Equipamentos Profissionais

Como já referi anteriormente, utilizo diariamente o PC, estando os do meu serviço ligados a um sistema de rede interna e um sistema interno de intarnet, também utilizamos a nível externo o sistema de Internet, estando no entanto atribuída uma password a cada um dos funcionários a fim de poderem controlar as páginas de utilização restrita, jogos e sites com publicidade pornográfica.
Utilizo diariamente os programas Office, Ordw e Excell, sendo as restantes só para consulta ou acréscimo de informação. A nível da net, como o meu serviço é considerado "serviço publico", diariamente consulta paginas para obter informações e recolha de dados a facultar ao utente. Também utilizo o Outlook para resposta e encaminhamento de questões dos utentes e para utilização do serviço ao exterior quando nos é solicitado.
A nível da REDE, sou da opinião que não é muito segura. No entanto ajuda nos casos em que nem tempo tenho para repetir uma chamada, e nesse caso pomos a informação numa pasta comum e de acesso à direcção correspondente.
Quando comecei a trabalhar com o computador, tudo o que havia aprendido foi mais como autodidacta. Aprendi explorando as ferramentas apresentadas em cada programa, como as utilizar ou tirar maior partido da utilização das mesmas. Todos os cursos onde acabo por ter a vertente a nível de informática, são posteriores a esta situação e por minha auto formação. Sempre que surge um equipamento novo, e como é obrigatório por lei, a empresa que fornece o serviço deverá fornecer a formação, mas nem sempre esta é "ministrada" da melhor maneira possível e tenho de recorrer à auto formação, apesar que já com umas "luzes" de como proceder. Todos os sistemas são para utilização do serviço, excepto o Outlook que também utilizo a nível pessoal.
As avarias provocadas pelo tempo, são feitas através de substituição dos mesmos, por empresas contratadas. Uma avaria local de um sistema operativo é feito pelos colegas da asi, e quando é uma peça que falta ou um bloqueio do sistema, tento ser eu a resolver. Desde de desligar o aparelho ou a substituição da peça, apesar que a nós funcionários das direcções de serviço, não nos é permitido efectuar esse serviço, cabe sempre à asi, mas como são 20 funcionários para os de mais cinco mil de Norte a Sul, todos acabamos por tomar estas iniciativas.

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