sexta-feira, 17 de abril de 2009

SABERES FUNDAMENTAIS

"Tudo havia mudado...menos o espírito humano"...Albert Einstein


A ciência evolui com o estudo. A investigação foi permitido que se possa dividir, localizar e criar novos componentes, reagentes e todo, ou quase todo, tipo de células.
Quando Marrie Currie conseguiu compreender a radioactividade e seus efeitos, já Einstein em 1939, admitia a criação da bomba atómica.
Esta foi utilizada no Japão pelos Estados Unidos da América (Hiroshima).
Após a 2º GGM, surge a Bomba H (hidrogénio), cinco vezes mais destruidora que qualquer outra até então usada.
A ciência de investigação médica, evolui bastante. Desde da descoberta da penicilina por Pasteur à divisão do ADN por Johann Friedrish Miescher. Esta ultima pesquisa ou descoberta, pode descobrir a origem do Homem ou simplesmente para isolar um gene incompleto, muito se fez e divulgou.
Com a investigação das células humanas foi possível descobrir o cromossoma XXI (síndrome de Down), detectar a falta ou deficiência do mesmo.
Foi possível a pesquisa de doenças como a hepatite, HIV, cancro...a pesquisa destas doenças ajudou a isolar a mutação da célula, não aniquilar, só a isolar.
Por experiência própria, quem já teve hepatite, é sempre doente hepático, não podemos dar sangue e temos de ter cuidados redrobados, sempre que efectuamos analises ao sangue acusa algo como "vírus inactivo ou incubado".
A nível do cancro, a cura está longe, claro que a ciência química (radioterapia e quimioterapia), veio ajudar a "cura", mas não o suficiente, quando se detecta cancro, seja que tipo for, é-se doente de cancro até ao final da vida.
Em relação ao HIV, a situação é totalmente diferente ainda não se tem total conhecimento do vírus, só se conseguiu a variante mutante da mesma, o que já ajuda a prolongar a esperança de vida destes doentes.
O estudo do ADN, veio auxiliar alguns países na investigação criminal, em outros o desenvolvimento do projecto da clonagem (desde 1940 que tentam progredir neste campo).
É também graças ao ADN que podemos analisar a herança genética ou código genético. A análise do ADN permite concluir de qual os progenitores se herda certas característiscas. Cor dos olhos, cabelo, pele. Serão os Y e X que irão predominar neste campo. Se analisar o meu caso, tenho na cor dos olhos do meu pai, pois ele tinha olhos claros, cor cinzenta, já a minha mãe são castanho-escuro. A nível de pele e cabelo herdei da minha mãe, caucasiana.
É também através deste teste e de um mais simples podemos detectar qual o tipo de sangue e a origem genética.
A ciência de investigação de ADN, veio ajudar também os cientistas que colaboram com a investigação criminal. Também a mesma auxilia biólogos e outros que trabalham no campo da exploração genética.
Por pesquisa efectuada, umas das formas de obter prova de ADN ou amostra, pode ser: sangue, unhas ou cutículas, cabelo com raiz, saliva ou suor. Em certos casos espermatozóides e óvulo embrionário.
Por uma questão de curiosidade, li algures numa revista que nos EUA se tinha conseguido isolar o código genético que atribui ao individuo a característica da violência. Ou seja um Y a mais na constituição do código respeitante à zona comportamental.

















A ciência vem associada à tecnologia, sem os avanços tecnológicos certamente que ainda se usaria microscópios de lente dupla, e teríamos de esperar meses pelo simples resultado de uma analise ao sangue, actualmente em duas horas e graças às tecnologias, podemos saber o seu resultado.
A nível da tecnologia cientifica, qual senão o maior passo da humanidade, a vista da Terra através do Espaço. Foi necessário varias experiências para saber como utilizar o átomo, tanto a nível de fabricação de armas de guerra como na construção de naves espaciais.
Sem se perceber os neutrões, protões e electrões, certamente que o risco de acidentes por explosão seria uma constante para aqueles que trabalhariam e trabalham com o átomo.


Partículas fundamentais do átomo
Partícula
Ano / autor da descoberta
Carga eléctrica
Massa
Electrão
1897 / Thomson
negativa (-)
9,109 x 10-31 kg (1840 vezes inferior à do protão)
Protão
1914 / Rutherford
positiva (+)
1,673 x 10-27 kg (aproximadamente igual à do neutrão)
Neutrão
1932 / Chadwick
neutra
1,675 x 10-27 kg (aproximadamente igual à do protão)

1 comentário:

  1. Estimada Amiga Laura,
    Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
    Estou a frequentar o RVCC e tive necessidade de fazer uma busca na internet, porque se eu soubesse tudo não precisava de aos 58 anos de idade, doente do foro oncológico, dizia eu, não tinha necessidade de voltar a estudar.
    Desde já os meus parabéns e muito obrigado pelas dicas que deixa. São muito importantes. Para mim é uma inspiração.
    Procuro conseguir o certificado, embora não seja nada fácil, nas condições em que encontro. Fui empregado de escritório de 1971 a 1989. De 1990 a 2013 fui vendedor de ouro e prata. Ilhas e Continente. Em especial, Alentejo, Beiras, Trás-os-Montes, Minho e Grande Porto.
    A grave doença chegou aos 55 anos de idade. Estou vivo... A nível profissional, familiar e económico, acabou.
    Com um grau de incapacidade de 68% e uma pensão por invalidez de 476€, com compromissos previamente assumidos, não é fácil viver assim, depois de ter uma vida normal em tudo. A nível familiar, a seguir à doença, é o pior que tenho na vida.
    Procuro o certificado de RVCC e ao mesmo tempo "olhar para o lado", com o objetivo de melhorar um pouco a minha situação económica e se for oportuno, um novo relacionamento, depois de construir uma família e uma relação de 40 anos.
    Desculpe esta introdução desagradável.
    Votos de muita saúde e felicidade a nível familiar e profissional.
    José Guimarães Mendes, de Valongo.

    ResponderEliminar