segunda-feira, 20 de abril de 2009

URBANISMO E MOBILIDADE

Ruralidade e Urbanismo


O edifício onde se encontra o meu espaço / local de trabalho, é conhecido como o Antigo Convento de Xabregas, poucos sabem que este edifício já teve as seguintes dominações:

  • Convento de Sta. Maria de Jesus
  • Fábrica de Tabaco de Xabregas

A construção antiga está misturada com as novas construções. Dentro do edifico apesar dos gabinetes e alterações dos espaços, ainda podemos encontrar azulejos e pedras originais. A traça original da fachada foi respeitada até à actualidade. Dentro doas claustros ainda temos a "torre" que é mantida a manutenção do sino e cópula. Como todos os conventos construídos entre os anos de 1400/1600, também se pode encontrar lápides em certas alas, as quais forma tapadas após umas cheias por volta de 1960.

Nas zonas de semeio, utilizado nessa altura para a cozinha do convento, foi substituído por espaços verde com lagos, e também para descontentamento de alguns, parque de estacionamento. Nas traseiras do edifício, ainda se encontra alinha-férrea e paragem de comboios de descargas e cargas de Xabregas Industrial.


Como o convento, inicialmente foi para mulheres, e perto do ano de 1800, foi dividido em ala feminina e masculina, acolhendo congregação de fadres e a congregação de Stª Maria de Jesus.



Na viragem do século, este tornasse a fábrica do tabaco. Perto de 1960/70, o convento passa a ser propriedade do então Fundo do Desenvolvimento para a Mão de Obra, e em 1970 a 1ª escola profissional, dentro do ministério com cooperação com o Ministério do Exército.


Xabregas no século XVI/XVIII era uma zona rural e de romaria. Neste local poderia se encontrar além do Convento de Xabregas, a Igreja Madre Deus (actual Museu do Azulejo), Palácio Nisa (propriedade e escola Casa Pia







Como o rio circundava nesta altura estes edifícios. ainda havia um local de ancoramento. Existe ainda registo datado de 1940, a praia de Xaregas.

Com o passar dos tempos, as zonas rurais foram-se transformando em zona Industriais e Urbanas.

Xabregas, como era zona portuária (com continuidade à área oriental do Paços do Conselho - Cais da Colunas), acabou por sofrer essa alteração, mantendo a característica industrial e de estivadores. Com a fabrica do tabaco, bolachas e fósforo, depois a zona da Petrogal e automóvel, ainda com serviços de alfandega. Com a crise dos anos 1980, esta acaba por ter de fechar à industria e vira-se para o comércio local e escolas.

Mantêm as Igrejas e Espaços de Cultura, os Palácios dão lugar a Escolas, os Conventos a Instituições Publicas, e cresce os bairros circundantes, Chelas, Madre de Deus e Beato.

Da época da revolução industrial, fica como marco o Chafariz e antigo lavadouro de Xabregas e o arco dos caminhos-de-ferro.






A zona marítima vai ficando mais urbanizada, dando lugar a casas de piso térreo, estradas e linhas-férreas alternativas de vagões de resíduos e contentores.



Para chegar a este ponto sobre as alterações sofridas na área onde trabalho, consultei o livro "Do Antigo Sitio de Xabregas" por Mário Furtado, Colecção: Memoria de Lisboa









1 comentário:

  1. Cara Laura

    Os meus parabéns.
    Cheguei até ao seu blogue à procura do Convento de Xabregas, para confirmar certas coisas.
    Verifiquei que tem um blogue com bastante informação e muito bem arquitectado.

    Achei muito interessante o seu local de trabalho ser no Convento de Xabregas.

    Mencionou muitas coisas que, se me permitir irei divulgar algumas.

    Não se referiu que nesse espaço do Convento de São Francisco de Xabregas, existiu uma fortificação «FORTE DE S. FRANCISCO». pode comprovar as suas muralhas, voltadas para a linha-férrea ou Vila Dias.

    A parte alta do Convento (traseiras) e a Vila Dias e Alto dos Toucinheiros eram chamadas as «BARREIRAS DE XABREGAS».

    No próximo ano irei escrever sobre a «RUA DE XABREGAS» ou «RUA DIREITA DE XABREGAS»(1889-1937)

    Existe um departamento junto ligado ao Convento no "Largo de Xabregas" confinando com o Beco dos Toucinheiros, (na altura da Fábrica do Tabaco) era um infantário.
    Podia identificar melhor essa situação, embora eu anteveja qualquer coisa ligada aos SMS. Agradecia muito.

    Desculpe este alongamento e gostaria que visitasse o meu blogue.
    http://aps-ruasdelisboacomhistria.blogspot.com

    «RUAS DE LISBOA COM ALGUMA HISTÓRIA»
    Muitas felicidades e até breve
    APS

    ResponderEliminar